Semper paratus – Dicas para não ficar na mão com seu computador bichado

 

Depois de celebrar a entrada de 2017, organizei minha pasta para ir ao escritório: notebook, carteira, chaves… resolvi não levar um conjunto de pendrives que está sempre comigo. Simplesmente optei por não levar aquele peso, por mais insiginificante que fosse.

Ao chegar no meu destino: o fabuloso Windows 10 (realmente acho muito bom… não tinha uma boa impressão de um sistema da Microsoft desde o Windows XP) simplesmente empaca no boot. A máquina não iniciava por nada. E não abria as opções de boot que a tecla F8 abre como mágica.

O próprio sistema acusava que havia a necessidade de recuperação a partir do disco de instalação. E adivinhe onde estava o meu? Exatamente no pacote de pendrives que deixei em casa. Sem crise, usei um outro computador até que alguém chegasse com um disco de instalação do Windows 10 – e foi moleza para recuperar. Se eu não tivesse a perspectiva de encontrar alguém para dar um suporte, eu faria o download dos arquivos de instalação do Windows aqui (site oficial, bonitinho, sem pirataria).

Para quem depende da tecnologia para trabalhar, é muito importante estar sempre preparado (do latim, semper paratus). Algumas dicas são importantes para que você não fique na mão :

  • Considere levar cópias de segurança dos arquivos que vai utilizar, em diferentes mídias (inclusive no celular) para poder usar em outros computadores;
  • Deixe cópias de segurança dos arquivos em algum serviço de armazenamento na nuvem (OneDrive, Google Drive, etc.);
  • Quando possível, leve um segundo dispositivo para ter como reserva. Talvez não seja necessário ter outro computador, um celular moderno pode fazer muitas coisas, substituindo um PC em diversas funções;
  • Se você depende de conexão com a internet para demonstrar algo, leve um vídeo de demonstração como backup;
  • Lembre-se que durante (muitos) anos vivemos bem com pedaços de papel e utensílios de escrita como lápis e caneta. Esteja preparado para o mundo offline 🙂

Fiquei pensando… estava no escritório, ambiente com inúmeras possibilidades de contingências para continuar trabalhando. Se tivesse viajado para fazer uma apresentação com o meu computador, talvez ficasse em apuros!

Agora já aprendi… vou carregar o pendrive de instalação do Windows 10 junto ao computador!

#vivendoeaprendendo

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *