Infográficos: apresentação de dados sem chatice

A disponibilidade de tempo das pessoas está cada vez menor. Por isso, quando temos algo a apresentar, a comunicação deve estar clara e objetiva. Frequentemente, tem-se observado uma mídia que apresenta textos e imagens de forma consolidada, esquematizada e para quem não tem tempo a perder – os infográficos.

Embora o recurso tenha mais de 6000 anos (historiadores apontam para mapas registrados nas cavernas da cidade de Çatal Hüyük, na Turquia), somente com o uso amplo nos jornais que a infografia começou a se difundir. Veja um exemplo:

infografico_agua

Ao observar a figura, não é difícil de perceber que o tamanho das gotas varia conforme os números que as acompanham.

O que isso pode influenciar na sua apresentação?

Você pode ter uma apresentação inteira baseada em um infográfico. Pode inclusive trabalhar a imagem para usar somente recursos de zoom in/out para dar destaque a alguns pontos específicos. É uma boa estratégia para passar a sua mensagem.

Caso você esteja apresentando um produto, você pode ter tudo o que cerca esse produto em uma página, e usar como suporte para a fala com diferentes tipos de público. Veja o exemplo da apresentação da Lix0, uma empresa de gestão de resíduos:

Lix0 - Hub de serviços em resíduos

Como fazer um infográfico?

Se você gostar de Photoshop, Illustrator e similares, boa sorte! O próprio PowerPoint pode ser utilizado para tal função. Se você não tem tanta intimidade com esses programas, tem um monte de ferramentas que podem ajudar você. Separei para você algumas que já fiz uso (sem ordem de preferência):

  • Vizualize.me: indicado para fazer currículos, pode importar os dados do LinkedIn e transformar a sua vida profissional em um infográfico!
  • Canva: lindos gráficos, interface intuitiva. Bom uso de fotografias.
  • Infogr.am: “especializado” em gráficos, favorece a visualização de dados de forma clara e estruturada.
  • Piktochart: oferece uma ampla biblioteca de ícones para desenvolver infográficos. Vale o teste.

Listei somente alguns, tenho certeza de que você encontrará outras tão legais ou melhores para você quanto as que indiquei. Caso queira complementar a lista, escreva aqui nos comentários!

Que venham as apresentações incríveis!

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *