Controle o tempo da sua apresentação com quatro dicas importantes

tempus fugit

Tempus fugit – carpe diem

Tempo e atenção são as coisas mais valiosas que uma pessoa pode lhe dispor. Portanto, se alguém parou para lhe escutar, fique grato e saiba como controlar o tempo de sua apresentação.

Aqui vão quatro dicas importantes para você não abusar do tempo alheio:

1. Fique atento ao relógio

Parece óbvio, mas não é. No calor dos acontecimentos, o apresentador pode se perder no tempo por simplesmente não olhar para o relógio. Considere o estabelecimento de “checkpoints”, por exemplo: concluir um tema específico ou chegar no slide “x” dentro de uma quantidade de minutos pré-determinada.

2. Mantenha o foco

É muito comum um palestrante começar a divagar sobre a vida, abrir um parêntese em cima de uma referência qualquer da apresentação ou simplesmente não ter a consciência de qual tema precisa ser desenvolvido. Foco é: o apresentador e a plateia estão no ponto A e todos precisam chegar – juntos – ao ponto B.

3. Treine

Os melhores palestrantes que conheci treinavam e treinavam o que iam falar: gravavam, cronometravam, testavam posicionamento corporal, entonação de voz e expressões faciais. Faça uma lista de potenciais perguntas e ensaie as respostas. Ou seja, mesmo que você se ache o mestre das improvisações, deixe este seu talento para outro momento.

[Nota pessoal: fui instrutor em um curso em que até as piadas eram ensaiadas para ocorrerem no momento exato para serem faladas. E sempre deu certo…eu acho. rsrs]

4. Tenha um suporte

Uma folha com rabiscos, um lindo deck de slides, processos mneumônicos, tanto faz. O importante é ter um referencial físico, palpável, que forneça ao apresentador o ferramental para transferir as ideias da sua cabeça para a plateia. Obviamente, o meu favorito é o PowerPoint. 😉 Mesmo que os seus slides se resumam a bullets com palavras soltas, você já tem grande ajuda por mostrar aos outros a linha que será desenvolvida.

 

E você? O que mais você considera importante para manter o controle do tempo em uma apresentação? Deixe seu comentário.

Comentários

comments

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *