Extinção de vagas de trabalho - Thiago Branquinho

Extinção de vagas de trabalho

Eu já escrevi um pouco sobre esse assunto aqui. É inevitável. A tecnologia vai permitir a criação de alguns empregos (estima-se que 2 milhões de novas posições serão criadas), mas vai tirar muitos outros (algo em torno de 7 milhões).

Essas vagas não serão reabertas. Elas serão extintas. O Fórum Econômico Mundial fez um estudo bem interessante (que você pode baixar aqui) sobre o futuro do emprego, que aponta as áreas em que as posições de trabalho vão sumir ou surgir.

Mas o ponto de hoje foi a manchete que vi no site da Exame:

Clique na imagem para ler o artigo na Revista Exame.

Resumindo, uma seguradora trocou 34 humanos por um sistema que entende a linguagem natural e estrutura uma lógica de respostas similares às dos humanos. Parece ficção, mas é o IBM Watson. “Ele” é incrível, é bem provável que eu escreva sobre o assunto um dia desses. Como o software estará relacionado à área de pagamentos de seguros, sua inteligência artificial será balizada pelas regras da seguradora e as leis locais, para que as avaliações dos segurados ocorram sem falhas, o que vai gerar economia pela velocidade de resposta e pelo fato da seguradora não pagar mais por erros humanos.

Como você acredita que será o futuro do emprego? Comente!

#vivendoeaprendendo

Comentários

comments

Um comentário sobre “Extinção de vagas de trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *