Ganhe tempo de vida com o F4 - Thiago Branquinho

Ganhe tempo de vida com o F4

Você já deve conhecer a tecla F4 dos famosos comandos Alt+F4 (fechar aplicativo) e Control+F4 (fechar documento no aplicativo). Ao preparar uma apresentação, o F4 pode fazer você ganhar tempo de vida.

Afinal, o que a tecla F4 faz no PowerPoint?

Ela repete o último comando realizado. Se você coloriu, ela colorirá igual. Se você marcou uma palavra em negrito, ela marcará outra da mesma forma. Se você escreveu “paralelepípedo”, ela escreverá “o”. E por aí vai. A mesma regra se aplica aos demais aplicativos MS Office (Word, Excel…).

O uso dessa tecla pode abreviar alguns trabalhos braçais de alterações em massa como:

  • Mudar atributos da fonte
  • Criar novo slide (embora Ctrl+M seja mais eficiente)
  • Definir uma nova cor
  • Entre outros!

Muita atenção ao estabelecer expectativas com o uso do F4. Só é possível repetir um comando por vez. Portanto, se você gostaria de, por exemplo, alterar: tamanho, cor, texto, forma e tudo mais em uma caixa de texto e replicar para outras caixas semelhantes, experimente gravar uma macro (prometo que posto sobre isso em outro dia). Para usar o F4, você fará um tipo de alteração por vez: 1 – cor (um a um); 2 – largura (um a um); e por aí vai.

Veja o F4 em ação neste vídeo:

Repare como os comandos são feitos uma vez e depois são replicados como mágica! É o poder do F4 🙂

Muito desse sofrimento poderia ser abreviado com o uso ortodoxo do slide mestre. Se você não sabe como usá-lo, veja este post.

Você sabia?

As teclas de função surgiram em 1965 nas máquinas de escrever eletromecânicas Singer/Friden 2201 Flexowriter Programatic. A interpretação dessas teclas dependia do sistema utilizado para programar o funcionamento da máquina. Saiba mais no Wikipedia.

 

 

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *