O conteúdo de hoje é... a forma :-) - Thiago Branquinho

O conteúdo de hoje é… a forma :-)

Não tenho absolutamente nada para dizer.
E mesmo assim, pelo meu modo de falar, vou fazer parecer que tenho.

Will Stephen

De forma irrevetente, Will Stephen, que foi redator para o New York Magazine, The New Yorker, CollegeHumor, e muitos outros, fez uma “meta-apresentação” sobre a forma de apresentar no TED. Em cinco minutos, ele realiza uma dissecção da movimentação de palco e da interação com o público.

Incrível!

Gostaria de destacar alguns pontos na apresentação de Will:

  • De forma explícita, ele demonstra como as pessoa estão condicionadas a determinados padrões (ou seja, pré-conceitos) e utiliza disso para estruturar autoridade sobre o tema apresentado, que foi: nada.
  • Embora o conteúdo pareça desestruturado, a metalinguagem forneceu um conteúdo denso sobre como fazer qualquer apresentação parecer incrível. Os gestos, o tom da voz, o ritmo da fala, a forma de encarar o público, a movimentação de palco, o uso de recursos visuais, entre outros.
  • O desenvolvimento do texto usou uma sequência normal de apresentação: introdução, exposição de argumentos, discussão, conclusão. Isso foi um fator crítico de sucesso para que ele pudesse explorar o nada, porque é a forma como as pessoas estão acostumadas a receber informações.
  • O humor sutil empregado na apresentação deixa o público imerso na brincadeira e permite, em um determinado momento, que o apresentador simplesmente fale palavras sem sentido.
  • O timing perfeito da sequência demontra que o texto foi ensaiado diversas vezes.

Resumindo: a forma é tão ou mais importante quanto o conteúdo para transmitir uma ideia a alguém. Por melhor que seja o que você tem a dizer, você precisa estruturar – antes – um canal de comunicação com quem você quer falar.  E os elementos que permitem a criação desse canal são demonstrados na prática no vídeo. Assista:

 

 

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *