Comece com o "Porquê" - Thiago Branquinho

Comece com o “Porquê”

Para quem não conhece o TED (Technology, Entertainment, Design), basta saber que é uma organização de difusão de ideias transformadoras. De um modo geral, são apresentações incríveis!

Hoje resolvi destacar a palestra de Simon Sinek, autor, consultor e palestrante sobre liderança, que identificou um padrão vencedor de todo líder inspirador. A apresentação não tem luxo: é só ele falando com o suporte de um flip chart.

Além do aprendizado sobre liderança, destaco três pontos que considero mais importantes para aqueles que querem se tornar (bons) mestres na arte das apresentações.

  1. Conteúdo
    O conteúdo é genuíno, que partiu de estudos do apresentador. É algo que permite as pessoas a mudarem de paradigma sobre os principais fatores de sucesso de pessoas e empresas.
  2. Uso do material
    Com uma caneta e umas folhas brancas, ele ajudou as pessoas a acompanharem seu raciocínio com o uso de esquemas simples, de forma ordenada e bem encadeada com o discurso.
  3. Comportamento
    Convenhamos, o cara é [email protected]$#! Observe como ele é sereno ao transmitir a mensagem. Veja como ele acredita veementemente no que diz. Note a propriedade total sobre o conteúdo. Isso faz com que ele se sinta à vontade, que ele articule as ideias com liberdade e interaja de forma sutil com a platéia. E as piadas são parte do conteúdo!  Resumindo, ele faz com naturalidade a apresentação, o que deve servir de meta para qualquer orador.

Eu ficarei por aqui. Assista ao vídeo e aproveite o conteúdo:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *